Agora estamos na Rua Mário Sacramento, n.º 93, A, 3810-106 AVEIRO
Resposta Social: RSI

A Equipa de Protocolo do Rendimento Social de Inserção, adiante designada por Equipa RSI, consiste numa resposta social integrada, sistemática e pluridirecionada que pretende a aquisição de competências nas mais diversas áreas do social, através de promoção da participação dos beneficiários de RSI na definição do seu projeto de mudança e consequente autonomização. Surge de um acordo celebrado entre a Associação de Solidariedade Social Casa Mãe de Aradas e o Instituto da Segurança Social, I.P./Centro Distrital de Aveiro do ISS, I.P no ano de 2007.

 Missão, Visão e Valores

A Equipa RSI tem como Missão a intervenção junto das famílias, na criação de condições para percursos de autonomia, através do seu acompanhamento efectivo, tendo em vista a potenciação dos fatores de proteção de cada família e a intervenção precoce no sentido de minimizar situações de risco/perigo.
A Equipa RSI tem como visão a inserção sócioprofissional e consequente autonomização da medida do Rendimento Social de Inserção através de um compromisso com a qualidade na intervenção e centralidade no utente.
A equipa RSI rege-se pelos seguintes valores: Ética, Profissionalismo, Responsabilidade, Igualdade, Equidade, Informação, Complementaridade, Motivação, Dinamismo, Inovação, Flexibilidade e Adaptabilidade.

Objetivos

1- Acompanhamento das ações programadas e desenvolvidas no âmbito do Contrato de Inserção dos beneficiários da medida RSI.

2- Desenvolvimento de respostas adequadas para os problemas identificados na elaboração dos contratos de inserção.

3- Avaliação e aperfeiçoamento das ações programadas no âmbito do Contrato de Inserção.

Constituição da Equipa RSI

A Equipa RSI é composta por: 1 Assistente Social, 1 Psicólogo e 3 Ajudantes de Ação Directa.

Âmbito Geográfico

A Equipa de RSI abrange as seguintes freguesias do concelho de Aveiro: Aradas, S.Bernardo, Glória, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.

Número de Famílias a Acompanhar

A Equipa RSI deverá assegurar o acompanhamento de 100 famílias.

Local de Funcionamento

A Equipa RSI tem sede na Rua Dr. Mário Sacramento, 93-A AVEIRO.
 
Horário de Atendimento

- 2.ªs feiras - 9h30 - Junta de Freguesia de Aradas
- 3.ªs feiras - 9h30 - Casa da Comunidade Sustentável, Aveiro
- 1.ª Quinta-feira do mês - Centro Social e Paroquial de N.ª Senhora de Fátima
- 6.ª feiras - 9h30 - Associação Cultural e Desportiva de Nariz

O gabinete de atendimento dirigido aos beneficiários da freguesia de Aradas, está situado no Largo Acácio Rosa, Edifício da Junta de Freguesia de Aradas.

O gabinete de atendimento dirigido aos beneficiários da freguesia da Glória, está situado na Casa da Comunidade Sustentável de Aveiro.

O gabinete de atendimento dirigido aos beneficiários da freguesia da Nossa Senhora de Fátima, está situado na Rua da Igreja - Mamodeiro, no Edifício do Centro Social e Paroquial de N.S.F.

O gabinete de atendimento dirigido aos beneficiários da freguesia de Nariz, está situado na Largo de S. Pedro – Nariz, no Edifício da Associação Cultural e Desportiva de Nariz.

Horário de funcionamento

A Equipa RSI funciona todos os dias úteis das 9:30 às 17:30.